Fotografias

Fotografias

Tratando-se de fotografia em grupo, respeite a hierarquia, observe o seu devido lugar. Só vá para frente ou para o centro, se for convidado. Mesmo em família é de bom tom respeitar essa norma.

No ambiente de trabalho, de família, de esporte, em qualquer lugar, ocuparão os lugares mais próximos da pessoa mais graduada os mais antigos e/ou os que tiverem cargos mais elevados. Os recém-chegados ou menos participantes deverão posicionar-se proporcionalmente, de acordo com a sua hierarquia. É muito malvisto o papagaio de pirata, aquele que nas fotos sempre aparece por sobre o ombro da pessoa mais importante, embora não tenha intimidade ou mérito para tanto.

Quando se tratar de fotografias individuais junto a um escritor, junto a uma pessoa pública ou importante, evidentemente, a regra acima fica sem efeito, pois só se encontram os dois. Nesse caso, chega a constituir demonstração de carinho solicitar uma foto lado a lado.

Ao tirar fotografias, lembrem-se de que as pessoas mais fotogênicas assim o são porque têm expressão no rosto e no corpo. Isso se adquire como a educação. Não se acanhe, faça alguma expressão interessante para a câmera (depois volte ao normal…).

Imagine alguma situação hilariante, pois o sorriso valoriza a imagem. Por outro lado, aquele sorriso de cera para fotografias não convence ninguém. Explore a expressão corporal, mas evite as poses da moda, ou morrerá de vergonha quando olhar essa foto daqui a uns cinco anos. E, de preferência, peça que a fotografia seja tirada como instantâneo, sem ninguém ficar posando lado a lado, como se fora time de futebol.

Onde sentar no eventos

Nem muito na frente, nem muito atrás. Os assentos da frente costumam estar reservados para convidados especiais e/ou autoridades.

Texto extraído do livro Método de Boas Maneiras
Autor: DeRose

Deixe a sua opinião

Escrever um comentário